Porque fazer cirurgia plástica?

A cirurgia plástica é a especialidade médica que trata do equilíbrio, da forma e da imagem corporal, além da restituição da função e da normalidade anatómica, influindo em como o indivíduo se percebe e é percebido. Auxilia sobremaneira na interação com o meio em que vive e com as pessoas que o cercam, pois aquele que se encontra satisfeito ou tolerante com sua aparência é mais seguro de si, está livre para exercer suas potencialidades e talentos, relacionar-se, sem estar mentalmente preso a estigmas e complexos dessa natureza.

Em última análise, esse indivíduo é mais saudável e mais feliz. De forma oposta, aquele que se esconde em frustrações de auto-imagem gasta tempo e energia nesse problema, sentindo-se frequentemente limitado e inseguro. A saúde é definida pela Organização Mundial de Saúde como um bem estar biopsicossocial, e não a simples ausência de doença.

Assim, tratar a imagem da anatomia de um indivíduo é cuidar de sua saúde. A questão da imagem torna se, portanto, uma causa de saúde pública. Pois além de poder limitar o indivíduo em suas potencialidades, sabemos também que o ser humano rejeita biologicamente a deformidade alheia ou própria, muito antes dessa atitude se tornar um preconceito. Assim, a busca por tornar-se semelhante aos seus pares, seja por infortúnio de nascimento ou adquirido, torna-se legítima e claramente necessária para a saúde e o bem estar.

A cirurgia plástica trata de um grande número de deformidades e disfunções, aplicando uma extensa quantidade de procedimentos que envolvem praticamente todas as áreas do corpo, da cabeça aos pés. Exige, portanto, do médico cirurgião plástico um grande conhecimento, adquirido com uma formação sólida e completa, com pelo menos cinco anos de especialização e treinamento intensos, em cirurgia geral e cirurgia plástica (estética e reconstrutiva), após terminar sua graduação em medicina.

A prática diária, a experiência, a constante busca de aperfeiçoamento e atualização em congressos, cursos e trabalhos científicos são fundamentais para que seja oferecido o que há de melhor e mais moderno aos pacientes que nos procuram. Essa é a nossa missão!