A cirurgia do rejuvenescimento facial comumente requer um tratamento do pescoço também, pois com o envelhecimento, começam a aparecer as papadas, seja por pela flacidez muscular e cutânea, seja por aumento da deposição de gordura. Neste último caso, isso pode acontecer mesmo antes do envelhecimento e não raro observamos pacientes jovens apresentando depósitos gordurosos aumentados na região abaixo do queixo e do pescoço, destoantes da condição normal. Nesses casos o tratamento indicado é a lipoaspiração de submento.
É fácil identificar quando a papada é decorrente da flacidez muscular, pois aparecem bandas de pele e “cordas” verticais no pescoço, mesmo em repouso, denunciando a incapacidade muscular. São as chamadas bandas platismais (do músculo platisma, responsável pela mímica facial do pescoço que, no caso, está flácido).
Nesses casos, a correção é alcançada pela mesma incisão do lifting, efetuando-se uma tração da musculatura do plastisma em direção para trás e para cima, restabelecendo sua função de “cinta”. Em alguns casos, com extrema flacidez, pode ser necessário um acesso adicional sob o queixo numa incisão pequena, por onde se promove uma fixação extra da musculatura.
- Indicação: Correção de papadas, flacidez de pele e músculo do pescoço. Correção das bandas verticais e rugas do pescoço.
- Anestesia: Local + sedação ou geral
- Tempo de Cirurgia: varia conforme a extensão facelift. Pode ir desde 2h até 5h de cirurgia.
- Tempo de recuperação: é semelhante ao do facelift. Repouso absoluto por uma semana e retorno às atividades usuais em 7 a 15 dias.