Com o passar dos anos, ocorre uma diminuição progressiva da camada de gordura que reveste o dorso das mãos. Aliada ao envelhecimento cutâneo e à desidratação da pele, forma-se um aspecto de envelhecimento das mãos. Muitas vezes, as aparências da face e do corpo estão boas, mas as mãos acabam denunciando a idade pelo seu aspecto.
A reposição desse coxim gorduroso é uma ferramenta valiosa no rejuvenescimento das mãos e consiste na retirada de gordura de outras áreas e aplicação da mesma no dorso da mão sob a forma de enxerto. O procedimento devolve o viço, disfarçando o aspecto de pergaminho da pele, pois a distende. Deve ser realizada por médico treinado, pois o exagero pode levar a resultados pouco naturais.
Pode ser associada ao tratamento da pele, com peelings ou abrasões, cremes, ácidos, etc, normalmente indicado por um bom dermatologista.
É enxertada pequena quantidade de gordura, o suficiente para disfarçar a atrofia gordurosa da mão, sem perder a naturalidade.
Como qualquer enxerto de gordura, pode haver uma absorção parcial pelo organismo, podendo ser necessário uma reaplicação. Mas a reabsorção costuma ser muito pequena nessa região.
- Indicação: envelhecimento das mãos com atrofia das camadas de gordura.
- Anestesia: Bloqueio de plexo (anestesia do braço) + sedação ou geral
- Tempo de Cirurgia: 1h
- Tempo de recuperação: repouso com as mãos por 3 dias. Após, poderá voltar às atividades diárias. O completo restabelecimento se dá em 2 semanas.