LIPOASPIRAÇÃO DE TORNOZELOS E PANTURRILHAS:

Para algumas mulheres, ter panturrilhas volumosas pode ser um desejo, mas para outras, o excesso de volume nessa área pode ser motivo de insatisfação. Em certos casos, o problema vai além do volume aumentado e envolve a falta de definição entre a panturrilha e o tornozelo. Nos Estados Unidos, esse problema é chamado de “cankles”, uma combinação das palavras “calf” (panturrilhas) e “ankles” (tornozelos), sugerindo uma falta de distinção entre as duas regiões, resultando em uma estrutura em forma de “tubo”.

Muitas mulheres se sentem inseguras ao usar shorts, saias ou até mesmo botas e calças justas devido a essa condição, que pode persistir mesmo quando estão dentro do peso ideal.

Esse acúmulo anormal de gordura na região é conhecido como LIPEDEMA, não devendo ser confundido com linfedema. O LIPEDEMA envolve um aumento na deposição de gordura nos membros, podendo causar dor, desconforto e sensação de peso nas pernas.

O tratamento para o LIPEDEMA envolve a remoção seletiva da gordura indesejada através da lipoaspiração. Durante o procedimento, são utilizadas cânulas finas especiais para esculpir uma perna com uma nova silhueta mais adequada anatomicamente.

A cirurgia é realizada sob anestesia peridural ou geral, em um centro cirúrgico, com duração média de duas horas. A recuperação geralmente é rápida, com alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia e retorno às atividades usuais em cerca de 7 a 10 dias. Recomenda-se o uso de meias elásticas de compressão média por pelo menos 2 meses, juntamente com fisioterapia especializada, para uma recuperação completa e rápida.

Embora o resultado final dependa da redução do inchaço, é possível notar diferenças imediatas após a cirurgia, tanto na redução da circunferência quanto na melhoria da silhueta da perna, o que restaura a confiança para expor as pernas sem receios.