Elevação de sobrancelhas

Muitas vezes, a realização de uma blefaroplastia (plástica das pálpebras) isoladamente não é suficiente para se obter um efeito completo no rejuvenescimento do olhar. As pálpebras são os elementos mais importantes da região periocular, mas não são os únicos. Os supercílios ou sobrancelhas detêm um papel relevante no aspecto da região, e sua relação com as pálpebras são determinantes para uma completa boa aparência.

Assim, por melhor que fique o resultado de uma blefaroplastia, o aspecto final estará incompleto, caso as sobrancelhas não estejam bem posicionadas. Se elas estiverem em queda, devemos reposicioná-las através de sua suspensão. Esse procedimento complementa a “abertura do olhar”, eliminando o aspecto de cansaço e a expressão de tristeza.

  • Indicação: Queda dos supercílios ou assimetrias.
  • Anestesia: Local com sedação ou geral
  • Tempo de duração: Varia conforme o tipo de procedimento empregado, de 1 a 2h
  • Tempo de recuperação: 7 dias.

Existem várias formas de se obter uma suspensão de supercílios. Primeiramente, poderá ser alcançado através de um lifting facial completo, que envolva a suspensão da testa como um todo – lifting frontal ou coronal. Junto com a testa, sobem também os supercílios. É o procedimento que promove a maior suspensão.

Outro tipo de lifting que beneficia as sobrancelhas é o lifting temporal. Esse promove uma suspensão menos intensa, porém eficaz, através da tração dos tecidos na região das têmporas.

Existe a possibilidade de suspensão direta através de ressecção de pele imediatamente superior às sobrancelhas, com a cicatriz resultante rente a sua parte superior, disfarçando-a pelo seu próprio contorno.

Por fim, há os procedimentos de suspensão que utilizam fios e pontos, com menor efeito, por ser menos invasiva.

Contudo, cada opção tem sua indicação e esta deverá ser avaliada em cada caso, para que seja escolhida a melhor para cada paciente.